PROJETO DE ARQUITETURA E INTERIORES

Projeto de arquitetura e interiores para uma Residencia unifamiliar localizada na cidade de Mogi das Cruzes – SP.

O projeto da Casa SML foi desenvolvido para uma cliente que pretendia morar em meio a mata nativa, a preservando e tirando proveito da sua topografia, do seu clima e de sua localidade, a intenção era sair dos grandes centros, mas sem perder suas comodidades.

A casa foi dividida em dois níveis para aproveitar o alto desnível do terreno sem precisar fazer grandes movimentações de terra, ocupando uma fração mínima do lote e preservando a grande maioria das arvores existentes. A residência se abre para a natureza nativa dando a impressão de se estar em uma grande casa na árvore, a área social se integra com uma praça privativa/varanda suspensa que se joga para o meio desta mata tendo um grande banco que circunda este espaço de convivência e de geração de momentos, de memórias.

Os materiais empregados são simples como o tijolo de barro, cobogós cerâmicos, concreto aparente, cimento queimado e os ladrilhos hidráulicos mesclados com a alta tecnologia do MLC (Madeira Laminada Colada), das telhas metálicas termo acústicas e esquadrias de alumínio com persianas automáticas, uma mistura entre inovação e tradição. Os ambientes também brincam com esta relação do velho com o novo, como a cozinha moderna que possui um fogão a lenha e se abastece da sua horta particular.

A casa também reutiliza a agua da chuva e capta a energia solar, além de se resfriar naturalmente pela ventilação cruzada e pelos grandes vãos protegidos pelos cobogós.

 

Dados da Obra: 

Projeto: 2018;

Obra: Em andamento;

Área Construída: 389,60m².

Equipe:

Autores: Frederico Zanelato e Sergio Faraulo;

Colaboradores: Ariel Castrezano, Luane Ribeiro, José Pedro Palhares e Nathália Rocha.