CEU – CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO DE RIBEIRÃO PIRES – SP

Os CEUs de Ribeirão Pires: a ampliação do sistema de garantia de direitos para uma educação de qualidade, inclusiva, integral e integrada.

O Plano do atual Governo de Ribeirão Pires (2013-2016) tem como uma de suas metas principais a melhoria da qualidade da educação municipal, no que se refere à gestão, ao currículo e à infraestrutura escolar. Nesta perspectiva o governo municipal propõe a construção de Centros de Educação Unificados (CEUs) nas regiões mais carentes da cidade caracterizadas pela ausência de espaços públicos de qualidade.

Essa proposta está fundamentada nos seguintes pontos:

  • Ampliação do número de vagas;
  • Melhoria da qualidade da educação formal oferecida para as demais crianças, jovens e adultos da cidade, integrando a escola à vida e a cidade à escola;
  • Melhoria da qualidade de vida da população nas áreas econômica e estruturalmente menos favorecidas dacidade;
  • Integração dos serviços e políticas públicas municipais, estaduais e federais, assim como o envolvimento de toda a sociedade civil nos processos de elaboração destas políticas, formando uma rede sócia pedagógica produtiva, na perspectiva do desenvolvimento social sustentável e da educação integral;
  • Aproximação das pessoas com seu território para garantia do direito à cidade, não somente como acesso aos lugares ou caminhos, mas como também na apropriação e transformação dos destinos urbanos, a partir dos processos participativos e diálogos envolvendo o poder público e a sociedade civil.

Nesse sentido, reafirma-se a visão de que o CEU não é somente uma escola no estrito senso, mas um complexo que aponta para a consolidação de uma cidade educadora, mais justa, e inclusiva.

Os CEUs e a Educação Integral

Estruturado em torno dos princípios de Educação Integral, o projeto dos Centros, de Educação Unificados em Ribeirão Pires vem para aumentar, requalificar e ressignificar os espaços, os tempos, os sujeitos e as oportunidades educativas para suas crianças e jovens, assim como para a população em geral.

Planetário, Cine-Teatro com 400 lugares, Ginásio de Esportes, praça-mirante e o conjunto de escolas para atendimento das crianças de 0 a 10 anos em educação integral. Além das salas de aula e demais ambientes necessários para o bom funcionamento de uma escola, haverá oficinas e ateliers voltados para um currículo integral conforme pode ser visto mais adiante no estudo de viabilidades.

Os princípios que fundamentaram a ideia dos CEUs de Ribeirão Pires resultaram de uma reflexão feita a muitas mãos a partir de experiências similares ao longo da história, dentro e fora do Brasil.

Misturamos a Escola Parque de Anísio Teixeira, na Bahia e em Brasília; os Parques Infantis de Mario de Andrade em São Paulo; os CIEPs de Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro; os CEUs de São Paulo/ Gestão Martha Suplicy, o movimento das Cidades Educadoras, nascido em Barcelona e hoje espalhado por todos os Continentes, o Bairro-Escola de Nova Iguaçu, a Escola Integrada de Belo Horizonte e o recente movimento em torno da Educação Integral implantado já em 10 mil escolas de todo Brasil através do Programa Mais Educação proposto pelo Ministério de Educação. Além destes exemplos todos, a realização dos CEUs de São Bernardo do Campo, que vem sendo implantados pelo prefeito Luis Marinho desde 2009, são inspiração fundamental para o projeto e realização dos CEUs de Ribeirão Pires.

Assim como os exemplos citados, aqui o objetivo principal é que se possa ressignificar e requalificar a educação dos meninos e meninas de Ribeirão Pires e, ao mesmo tempo, ressignificar e requalificar os lugares de educação e de vida, ou seja, a escola e a cidade juntas, uma apoiando a outra, superando a história de separação que as constituíram. Onde os CEUs de Ribeirão Pires promoverão a ampliação do sistema de garantia de direitos para uma educação de qualidade, inclusiva, integral e integrada.

Dados da Obra:

Cliente: PMETRP – Prefeitura Municipal da Estância

Turística de Ribeirão Pires – SP. Elaboração de

projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo

para o CEU – Centro Educacional Unificado Narita |

Estância Turística de Ribeirão Pires – SP

Projeto: 2013-2014

Conclusão da Obra: Em andamento

Área de intervenção: 21.075,50m²

Área Construída: 13.006,13m²

Ficha Técnica:

Autores: Beatriz Goulart, Sergio Faraulo e Frederico Zanelato.

Coordenação de Projetos: Sergio Faraulo.

Colaboração equipe Ar:Co-Arquitetura Cooperativa: Milena Mendes, Ana Tamie Deno e Cássio Riman.

Colaboração equipe Cenários Pedagógicos: Luiza Bassani, Kellen Brito e Denise Kaminaga.

Engenharia: Engenho Brasil.