CEU ALVARENGA – Centro de Educação Unificado Sustentável de São Bernado do Campo – SP.

O Projeto de Arquitetura do CEU ALVARENGA foi desenvolvido a partir da demanda apresentada pela Secretaria de Educação para atender 2664 crianças.

Além de atender o turno regular, o CEU irá atender as escolas que participam do programa Tempo de Escola de Educação Integral. Além disso oferecerá à comunidade uma praça, uma biblioteca, um teatro/cinema/auditório com 320 lugares, um ginásio de esportes com quadra 20x40m e arquibancada para 700 lugares e salas com uso a serem definidos.

Na ocupação da gleba procuramos potencializar os recursos naturais do terreno e do entorno, privilegiando a sua condição de estar à beira da represa Billings. Fizemos um estudo bastante aprofundado do clima local, ventos, carta solar, chuvas, etc… que nortearam esta proposta. Ocupamos as áreas já desmatadas respeitando o caminho das águas sobre o terreno, assim como procuramos tirar proveito de sua topografia bastante acidentada e irregular.

Todas as edificações serão entremeadas por grandes áreas verdes de modo a reafirmar a vocação ambiental deste CEU que será um exemplo de escola sustentável para a região e para todo Brasil. Elaboramos a relação de ambientes para o CEU ALVARENGA a partir da análise pós-uso dos CEUs da FASE 1 que já estão em funcionamento: O CEU Regina Rocco e o CEU Celso Daniel (Cenários Pedagógicos). Com a coordenação da Secretaria de Educação formamos um grupo de trabalho para avaliar os pontos positivos e negativos destes equipamentos através de reuniões de escuta junto às equipes de funcionários, professores e gestores dos respectivos CEUs. Com esta pesquisa em mãos validamos as sugestões colhidas com os vários setores da SE, a saber: merenda, transporte escolar, consultores de obras, biblioteca, educação especial, programa Tempo de Escola, educação ambiental, educação física, educação artística, recursos humanos, educação de jovens e adultos e educação profissional.

Além disso aprofundamos nosso conhecimento com relação à política educacional de São Bernardo particularmente no que se refere ao currículo da educação infantil e da educação fundamental praticados e almejados. Com a coordenação da Secretaria de Obras ouvimos também as Secretarias de Esporte, de Cultura,

Transportes e Vias Públicas e Gestão Ambiental.

No que se refere às questões de sustentabilidade, para minimizar os impactos do edifício no ambiente e garantir conforto para seus usuários, o projeto atenderá aos princípios da arquitetura bioclimática, que são:

– adequação à geografia e paisagem local;

– adequação do projeto ao clima local;

– garantir aberturas bem posicionadas e protegidas;

– conhecer as propriedades dos materiais empregados no projeto e tirar proveito de suas características térmico-acústicas;

– garantir ao máximo possível iluminação e ventilação natural, diminuindo o consumo de energia elétrica;

– garantir conforto visual, térmico e acústico aos usuários.

Dados da Obra:

Cliente: PMSBC – Prefeitura Municipal de São Bernardo do campo – SP / FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Elaboração do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo para o CEU – Centro Educacional Unificado Alvarenga | São Bernardo do Campo – SP.

Projeto: 2014.

Área de intervenção: 24.667,34 m².

Área Construída: 28.170,88m².

Ficha Técnica:

Autores: Beatriz Goulart, Sergio Faraulo e Frederico Zanelato.

Coordenação Geral: Beatriz Goulart.

Coordenação de Projetos: Sergio Faraulo.

Colaboração equipe Ar:Co-Arquitetura Cooperativa: Milena Mendes, Ana Tamie Deno e Cássio Riman.

Colaboração equipe Cenários Pedagógicos: Ana Gabriela Barth, Andrea Diaz, Bruna Keese, Chico Costardi, Denise Kaminaga, Elisa Ju, Ferran Bosca, Guilherme Pinheiro Ramalho, Helena Franco, Kellen Brito, Luisa Bassani e Luis Fernando Villaça Meyer.

Estagiários: Daniely Périco, Karina Loekmanwidjaja e Priscila Belézia.